terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

É proibido plantar?

2 de fevereiro de 2010
É proibido plantar!

Ontem de manhã meu funcionário Pedro, que está conosco há 11 anos, estava na calçada de nossa casa, explicando ao jardineiro como fazer a poda dos bambus, que formam uma moldura verde em toda a volta da casa. Foram plantados há mais de 20 anos num canteiro estreito na calçada. Levaram muitos anos e muito cuidado para atingirem a altura do muro e são podados com regularidade mensal, mas no verão, especialmente o deste ano, cresceram muito por causa das chuvas, que foram extremamente generosas. Estamos chegando de férias e chamamos o jardineiro para executar suas tarefas habituais, além de cortar galhos e folhas, fazer a limpeza das imundícies que nossos educados concidadãos gostam de jogar sob as plantas, como se fosse o lixo do bairro .É evidente que esse tipo de limpeza precisa ser feito com muito mais constância, duas ou três vezes por semana, coisa que as moças que trabalham aqui fazem.
O extraordinário foi o que aconteceu . Quando ele dava instruções ao jardineiro, passa uma senhora, com um cachorrinho na coleira e diz a ele: “ Avise sua patroa que já estou passando um papel pelo bairro , angariando assinaturas contra a atitude dela de manter essas plantas na calçada, que impedem as pessoas de transitar. Diga que eu exijo que ela arranque tudo isso aí, que não serve para nada, só para estorvar!. Imediatamente, ele defendeu: “ Mas não está vendo, minha senhora, que estamos fazendo a poda dos bambus? E ela: “ Podar não adianta, é necessário arrancar. Aliás, diga para ela também : quem ela pensa que é, a dona do bairro? Na minha opinião é alguém que não merece morar neste lugar!
Meu funcionário é do bem e nem respondeu, não quis me chamar para que eu não me aborrecesse muito. Mais tarde me contou o incidente.
Temos , meu marido e eu uma casa de mais de 600 m2 de terreno, anexada a uma propriedade que foi de meus pais e hoje é patrimônio meu e de meus irmãos, de quase 2000 m2. Meus pais chegaram a este bairro de S. Paulo, Moema, há 49 anos atrás e compraram inicialmente um terreno de 1400 m2 , mais tarde adquiriram a casa do vizinho e eu e meu marido compramos a propriedade ao lado da casa deles há 35 anos. Nossa família sempre teve enorme respeito pela Natureza, meus pais jamais tiraram uma árvore sequer do nosso terreno, ao contrário. Assim que se estabeleceram, compraram muitas mudas de árvores plantaram em seu terreno. Hoje temos amoreira, mexeriqueira,nespereira, goiabeira, pitangueira, arvore de fruta japonesa, jabuticabeira, abacateiro, e muitas espécies ornamentais. Mamãe, até falecer, aos 89 anos, há dois anos atrás, vivia no jardim, molhando suas plantinhas, tirando os matos, adubando, e orgulhosamente admirando sua obra.
Quanto a mim, todo o cantinho de terra que eu encontro, planto alguma coisinha, trago mudas de viagens que faço por aí afora, adoro olhar para todo o meu verde, alegra-me a chegada de uma flor, e os pássaros do bairro moram, por assim dizer, no nosso jardim.
Esta senhora que por aqui ontem passou, e que deixa as fezes de seu lindo cachorrinho em nossas calçadas ou as joga embaladas em saquinhos plásticos , por cima do muro , para dentro de nosso jardim , nem atina para o fato de que o bom ar que ela respira neste simpático bairro vem do trabalho e empenho de pessoas que respeitam a Natureza e a tratam com todo o carinho, porque sabem que dela dependem.

Um comentário:

Anônimo disse...

tem gente que implica com vaso de hortelã e alfazema, ....e ainda em dar frutas para pássaros,
me pergunto: em que mundo vivemos!